BRUNO BRAZETE
|
“Uma história de Amor”
Vindo da Guarda e não conhecendo nada de dança, tive muita sorte de haver uma companhia de dança como a Cia Paulo Ribeiro no Teatro Viriato. No Lugar Presente encontrei não só professores, mas também coreógrafos e bailarinos profissionais, oriundos de vários pontos do país e do mundo. Com eles adquiri um método de trabalho rigoroso e de qualidade que foi fundamental na construção da minha linguagem corporal. Destaco a energia transmitida pelos professores, o lugar deixado para a experimentação, para além das várias técnicas praticadas, que são hoje intrínsecas ao meu imaginário artístico, continuando a acompanhar-me tanto enquanto bailarino, como pessoa. (Bruno Brazete) Ex-aluno do Curso Vocaciona de Dança da EDLP até 2008, terminou o curso profissional do BalletTeatro do Porto em 2009, rumando de seguida para Paris onde continuou a sua formação e iniciou a sua carreira profissional enquanto bailarino e professor. |
CARLA GUERRA
|
Encontro-me hoje a finalizar a minha licenciatura de Dancer/Maker, na ArtEZ, University of the Arts, na Holanda. Os 4 anos em que estive no Lugar Presente, são a razão pela qual decidi e consegui seguir esta área.
O Lugar Presente motivou-me a querer sempre mais, ajudou-me a saber o que é disciplina, dedicação e foco. Tive a oportunidade de trabalhar com uma equipa fantástica e é por isso que ao fim de 6 anos, sempre que surge uma oportunidade, visito a escola. É com muito carinho que penso neste lugar e nas pessoas que me viram crescer como pessoa e bailarina. É sempre bom saber que há um espaço como este em Viseu que promove a dança e a arte em geral, um espaço onde nos podemos divertir e crescer. (Carla Guerra) Ex-aluna do Curso Vocacional de Dança da EDLP até 2012, terminou o curso secundário de dança na Escola de Dança Ginasiano no Porto em 2015, prosseguindo os seus estudos superiores em Arnhem na Holanda. Sempre me senti bem nesta escola, todos os que fazem e fizeram esta escola funcionar até hoje, criaram sempre um ambiente de bem-estar e de família para a aprendizagem da dança e eu penso que isto é o que mais se destaca e é a maior vantagem deste lugar. O Lugar Presente foi a minha segunda casa, desde que foi criado, até eu ter partido para novas aventuras, nunca me esquecerei dos bons momentos que passei nesta escola e do que me foi ensinado.
Aqui tive o meu primeiro contacto com a dança, desenvolvi e cresci muito como estudante desta arte. As minhas bases e a minha educação têm uma influência muito grande na forma como danço e como me apresento artisticamente e por isso acredito que se o Lugar Presente não tivesse existido não tinha chegado até onde cheguei e aonde espero chegar no futuro. Este Lugar esta cada vez maior de ano para ano e acredito que irá crescer ainda mais, mantendo os mesmos valores e objetivos, e acredito também que se irão formar grandes bailarinos e artistas que passarão momentos de diversão e de felicidade tal como eu. (Matias Moura) Ex-aluno do Curso Básico de Dança da EDLP até 2014, terminou o curso secundário de dança na Escola de Dança do Conservatório Nacional em 2017, prosseguindo os seus estudos superiores em Roterdão na Holanda. Um corpo com dezasseis anos que desconhecia a dança encontra no Lugar Presente o início para o que continua a ser uma procura de como esse mesmo corpo se pode movimentar e relacionar. Foi nesta escola que encontrei profissionais capazes de me dar uma formação de qualidade e, em apenas dois anos, ensinarem-me a explorar o meu corpo e as suas potencialidades artísticas.
O Lugar Presente criou em mim o gosto pela dança e foi com o apoio e carinho de todos que em tão pouco tempo consegui adquirir a formação base necessária para poder prosseguir estudos na área da dança. Este é um lugar que me acolhe sempre de braços abertos e que acredito ser uma escola que permite desenvolver os alunos a nível técnico e artístico. (Melanie Ferreira) Ex aluna do Curso Vocacional da EDLP até 2014, terminou a sua licenciatura em dança pela Escola Superior de Dança em 2017. Atualmente, frequenta o primeiro ano do Mestrado em Ensino de Dança e integra diferentes projetos como bailarina e co-criadora. Conheci o Lugar Presente numa fase crucial da minha vida, quando tentava, como qualquer adolescente do ensino secundário, perceber quem era o que queria fazer. Nesta casa, aprendi a crescer como pessoa, aluna, amiga e aprendiz de dança. Ensinaram-me a importância da persistência, do empenho e do trabalho, sem necessidade de imposição de regras intransigentes. Foi aqui que tive os primeiros contactos com várias técnicas de dança e com profissionais que me souberam ensinar, motivar e a querer ser como eles. Com a sua ajuda, entrei na Escola Superior de Dança, onde fiz a Licenciatura em Interpretação e o Mestrado em Ensino da Dança. Fiz Erasmus no Conservatório de Dança de Praga, e voltei para "o nosso lugar" como estagiária. Estou a trabalhar como professora nesta escola há 3 anos e identifico-me com as metodologias, estratégias e objectivos de um espaço que é verdadeiramente inclusivo. Estou convicta de que, além de uma boa formação técnica, esta escola oferece um contacto verdadeiro com a dança e o movimento criativo e contribui para o desenvolvimento integral dos seus alunos. (Francisca Mata)
Ex aluna do Curso Vocacional da EDLP até 2011, terminou Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança de Lisboa em 2016, é docente de várias disciplinas de Dança na EDLP e e em várias outras escolas de Viseu. Foi com 10/11 anos de idade que tudo começou, tudo o que eu pensaria na altura ser um hobby, mas que mais tarde veio influenciar uma grande decisão na minha vida (a escolha de um curso superior).
Descobri este Lugar e tudo aquilo que ele tinha para me oferecer e a partir daí a minha rotina passava a ser casa, escola, Lugar Presente, casa. O primeiro contacto com a dança, o início de sentido de responsabilidade, de partilha, entreajuda, disciplina e muitos sorrisos. Sempre com excelentes profissionais que me ensinaram as bases para aquilo que parte de mim é hoje. E a verdade é que tudo isso me levou até à Escola Superior de Dança onde estou no terceiro ano a acabar a minha licenciatura. Sem o Lugar Presente nada seria possível e é com grande carinho e saudade que sempre que possível regresso à escola com lembranças de amigos, aulas extraordinárias e a sorte que tive em puder frequentá-la. Com enorme orgulho digo que devo ao Lugar Presente o facto de pertencer ao grupo de pessoas que luta todos os dias pelas artes, neste caso pela dança em Portugal. (Catarina Marques) Ex aluna do Curso Vocacional da EDLP até 2015, frequenta atualmente o terceiro e último ano da licenciatura da Escola Superior de Dança, em Lisboa. |
Pedro Gomes
Aluno de licenciatura de Dança na Escola Superior de Dança |
Sara Nogueira
Aluna do Curso de Teatro, Variante Luz e Som na ESMAE |
Mariana Silva
Aluna do Curso de Teatro, variante Interpretação na ESMAE |
Ex aluno do Curso Secundário da EDLP até 2017, frequenta atualmente o primeiro ano da licenciatura da Escola Superior de Dança, em Lisboa.
|
Ex aluna do Curso Secundário da EDLP até 2018, frequenta atualmente o primeiro do curso de teatro na ESMAE.
|
Ex aluna do Curso Secundário da EDLP até 2018, frequenta atualmente o primeiro do curso de teatro na ESMAE.
|