fotografia JOSÉ ALFREDO
CURSO DE TEATRO
3ª feira, 19h50 - 21h20
Oferta formativa na área do teatro num modelo mais especializado, com módulos específicos concentradas no tempo, independentes entre si, que vão à procura dum público que já tem experiência teatral mas que pretende aprofundar determinadas áreas.
Os alunos poderão escolher frequentar apenas um, vários ou todos os módulos, de acordo com a sua necessidade de conhecimento ou aprofundamento de cada temática.
No final de cada módulo haverá um momento de partilha com amigos e convidados (uma aula aberta).
No final no ano lectivo far-se-á uma selecção dos melhores momentos do trabalho realizado ao longo das várias formações e apresentar juntamente com as outras apresentações de final de ano da escola.
Os alunos poderão escolher frequentar apenas um, vários ou todos os módulos, de acordo com a sua necessidade de conhecimento ou aprofundamento de cada temática.
No final de cada módulo haverá um momento de partilha com amigos e convidados (uma aula aberta).
No final no ano lectivo far-se-á uma selecção dos melhores momentos do trabalho realizado ao longo das várias formações e apresentar juntamente com as outras apresentações de final de ano da escola.
Módulo 1 - A Máscara
Prof. Sofia Moura
03 outubro a 14 novembro - 7 sessões
São abordadas as técnicas de Máscara Neutra e Commedia dell’Arte:
- utilização da Máscara
- a expressividade do corpo com a Máscara Neutra
- as personagens tipo da Commedia dell’Arte: fisicalidade, energia, linguagem
- construção de cenas a partir destas técnicas
Módulo 2 - Técnica Clown
Prof. Ilda Teixeira
21 novembro a 26 dezembro - 6 sessões
É abordada a Técnica Clown (Palhaço):
- a utilização do nariz vermelho – transformações no corpo e na relação com os outros e com o mundo
- descoberta do clown individual
- contracena de clowns
- criação de cenas a partir desta técnica
Módulo 3 - Teatro Musical
Prof. Sofia Moura
02 janeiro a 27 março - 13 sessões
É abordado o universo do teatro musical, com ênfase na junção orgânica da música com a dança/expressão corporal e a representação:
- Jogos musicais e de expressão corporal
- Interpretação através da expressão musical/corporal
- Breve viagem pelo repertório de Teatro Musical
- Construção de cenas com as ferramentas trabalhadas
Módulo 4 - Teatro Clássico (Shakespeare, Tragédia Grega e Tchekhov)
Prof. Sónia Barbosa
03 a 24 de abril - 4 sessões
É abordada a dramaturgia clássica mundial:
- leitura e análise de cenas dos autores referidos
- trabalho sobre o texto e a interpretação neste tipo de peças teatrais
- construção de personagem
- construção de cenas com estes textos
Módulo 5 - Dramaturgia Contemporânea (portuguesa e estrangeira)
+ ensaios da apresentação de final de ano
Prof. Sónia Barbosa
01 maio a 26 junho - 9 sessões
É abordada a dramaturgia contemporânea nacional e internacional, através de vários autores e textos:
- leitura e análise dos textos escolhidos
- trabalho sobre texto e interpretação neste tipo de texto
- construção de cenas a partir destes textos
Prof. Sofia Moura
03 outubro a 14 novembro - 7 sessões
São abordadas as técnicas de Máscara Neutra e Commedia dell’Arte:
- utilização da Máscara
- a expressividade do corpo com a Máscara Neutra
- as personagens tipo da Commedia dell’Arte: fisicalidade, energia, linguagem
- construção de cenas a partir destas técnicas
Módulo 2 - Técnica Clown
Prof. Ilda Teixeira
21 novembro a 26 dezembro - 6 sessões
É abordada a Técnica Clown (Palhaço):
- a utilização do nariz vermelho – transformações no corpo e na relação com os outros e com o mundo
- descoberta do clown individual
- contracena de clowns
- criação de cenas a partir desta técnica
Módulo 3 - Teatro Musical
Prof. Sofia Moura
02 janeiro a 27 março - 13 sessões
É abordado o universo do teatro musical, com ênfase na junção orgânica da música com a dança/expressão corporal e a representação:
- Jogos musicais e de expressão corporal
- Interpretação através da expressão musical/corporal
- Breve viagem pelo repertório de Teatro Musical
- Construção de cenas com as ferramentas trabalhadas
Módulo 4 - Teatro Clássico (Shakespeare, Tragédia Grega e Tchekhov)
Prof. Sónia Barbosa
03 a 24 de abril - 4 sessões
É abordada a dramaturgia clássica mundial:
- leitura e análise de cenas dos autores referidos
- trabalho sobre o texto e a interpretação neste tipo de peças teatrais
- construção de personagem
- construção de cenas com estes textos
Módulo 5 - Dramaturgia Contemporânea (portuguesa e estrangeira)
+ ensaios da apresentação de final de ano
Prof. Sónia Barbosa
01 maio a 26 junho - 9 sessões
É abordada a dramaturgia contemporânea nacional e internacional, através de vários autores e textos:
- leitura e análise dos textos escolhidos
- trabalho sobre texto e interpretação neste tipo de texto
- construção de cenas a partir destes textos
PROFESSORAS
Ilda Teixeira
Actriz, formadora e encenadora iniciou a sua actividade no teatro amador em 1986 na região autónoma da Madeira, onde fez diversas formações relacionadas com o trabalho de actor e posteriormente com a encenação e direcção artística.
Depois de ter integrado o C.I.T.A.C.- Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra e o Encerrado para Obras, ingressou, em 1999, no elenco do Trigo Limpo Teatro Acert onde se encontra até ao momento. É, desde 2015, professora de Interpretação do Curso de Artes do Espectáculo da Escola Profissional Eptoliva
Nos últimos anos tem dirigido o seu trabalho para o teatro físico e a técnica de clown, tendo estudado com Norman Taylor da Escola Lassad da Bélgica (método Lecoq) Guillermo Angelelli (Buenos Aires) Marcelo Savignoni (Buenos Aires) e Eric de Bont (Bonts Internacional Clowns School). Estudou interpretação com Valentin Teplyakov (Faculdade de Interpretação de Moscovo), Marsha Haufrech (Lee Strasberg Institute- N.Yorque), Paulo Filipe Monteiro, Carlos Curto, Rui Pisco e Pompeu José.
A par do seu trabalho de actriz é também professora de Interpretação do curso de Técnico de Artes do Espectáculo da escola profissional- Eptoliva e formadora de cursos livres de interpretação, técnica vocal, técnicas de clown, contadores de estórias e escrita criativa, tendo desenvolvido esta actividade em Portugal, Argentina, Moçambique e Cabo Verde.
Paralelamente tem encenado alguns espectáculos com textos de autores como Miguel Torga, Fernando Pessoa, Bernardo Santareno, José Régio, Alexandre O’Neill, Lobo Antunes, Garcia Lorca, Roma Mahieu e George Orwell e Horace Maccoy, Shakespeare e A. Tchekov.Sónia Barbosa
Atriz, encenadora e docente, licenciada em Estudos Teatrais/Interpretação na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, em 1999. Actualmente desenvolve Doutoramento em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o "Projecto Karamázov". É artista associada do Teatro Viriato desde 2011.
Como atriz trabalha em Portugal e em Itália (onde viveu entre 2002 e 2009) sob a direção de Pierre Voltz, Nuno Cardoso, Andrej Sadowsky, Saguenail, Graeme Pulleyn, Rafaela Santos, Joana Craveiro, Marta Pazos, Fortunato Cerlino, Francesco Saponaro, Luciano Melchionna, Emanuela Guaiana, Cristina Pezzoli, Madalena Victorino, Giacomo Scalisi, Rogério de Carvalho, Nuno Nunes, entre outros, em inúmeros projectos teatrais em diversos teatros portugueses e internacionais.
É responsável pelas encenações de Estilhaços a partir de A. Tchekhov (Projeto OFF - 2009), Os malandros a partir de Bertolt Brecht (Projeto OFF - 2011), Um Sonho a partir de W. Shakespeare (Projeto OFF - 2013), Crime e Salvação a partir de Marguerite Yourcenar, (Naco – 2009), Pinóquio a partir de Carlo Collodi, (Companhia Paulo Ribeiro/Teatro Viriato – 2010), Eira a partir de Ana de Castro Osório e Vergílio Ferreira (Naco – 2011), ÁrvoreSer a partir de Ítalo Calvino (Teatro Viriato – 2012), Babel de Letizia Russo (Propositário Azul – 2013), Dentro a partir de A. Tchekhov (Jardins Efémeros - 2014), Ivan ou a Dúvida, a partir de F. Dostoiévski (Ritual de Domingo/Teatro Viriato), entre outros.
Orienta laboratórios e aulas de teatro e expressão dramática em vários contextos desde o ano de 2000 (Câmara M. Sta. Mª da Feira, Associazione Historia-Roma, Universidade de Génova, Lugar Presente/Companhia Paulo Ribeiro, Teatro Viriato, APPDA-Viseu, Associação Naco, Fundação Lapa do Lobo, etc.). Orientou a Formação de Expressão Dramática/Teatro do Programa de Educação Estética e Artística da DGE, entre 2010 e 2016 na área de Viseu. Atualmente é docente na área do teatro na Escola Superior de Educação de Viseu, na escola Lugar Presente em Viseu, e no curso de Artes do Espetáculo, da escola profissional Eptoliva em Tábua.
Sofia Moura
Atriz portuguesa nascida em 1991. Desde cedo que esteve intensamente envolvida no teatro, dança, performance musical e canto. Estudou Teatro (Interpretação) na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (2009-2012), tirou o mestrado em Teatro Música na Royal Central School of Speech and Drama em Londres (2013) e tem a Pós-Graduação em Dança Contemporânea do Politécnico do Porto.
Como atriz esteve recentemente envolvida num projeto com a comunidade em Canas de Senhorim intitulado Mina da Companhia Amarelo Silvestre bem como na peça de teatro Noite nas Comédias do Minho. Responsável pela criação e interpretação da peça Missão B.612, a partir do Principezinho de Exupéry, encenada por Graeme Pulleyn, e também da peça Old Age, Velhos Tempos. Em Inglaterra onde residiu durante três anos integrou diversas peças (Henry V, Are You Awake?, Timon of Athens, Chances, Richard II, Comedy of Errors, etc...) e curtas e longas metragens (One Way, Deadly Seeds, Hamlet, Orpheus’ Lament).
Sónia Barbosa
Atriz, encenadora e docente, licenciada em Estudos Teatrais/Interpretação na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, em 1999. Actualmente desenvolve Doutoramento em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o "Projecto Karamázov". É artista associada do Teatro Viriato desde 2011.
Como atriz trabalha em Portugal e em Itália (onde viveu entre 2002 e 2009) sob a direção de Pierre Voltz, Nuno Cardoso, Andrej Sadowsky, Saguenail, Graeme Pulleyn, Rafaela Santos, Joana Craveiro, Marta Pazos, Fortunato Cerlino, Francesco Saponaro, Luciano Melchionna, Emanuela Guaiana, Cristina Pezzoli, Madalena Victorino, Giacomo Scalisi, Rogério de Carvalho, Nuno Nunes, entre outros, em inúmeros projectos teatrais em diversos teatros portugueses e internacionais.
É responsável pelas encenações de Estilhaços a partir de A. Tchekhov (Projeto OFF - 2009), Os malandros a partir de Bertolt Brecht (Projeto OFF - 2011), Um Sonho a partir de W. Shakespeare (Projeto OFF - 2013), Crime e Salvação a partir de Marguerite Yourcenar, (Naco – 2009), Pinóquio a partir de Carlo Collodi, (Companhia Paulo Ribeiro/Teatro Viriato – 2010), Eira a partir de Ana de Castro Osório e Vergílio Ferreira (Naco – 2011), ÁrvoreSer a partir de Ítalo Calvino (Teatro Viriato – 2012), Babel de Letizia Russo (Propositário Azul – 2013), Dentro a partir de A. Tchekhov (Jardins Efémeros - 2014), Ivan ou a Dúvida, a partir de F. Dostoiévski (Ritual de Domingo/Teatro Viriato), entre outros.
Orienta laboratórios e aulas de teatro e expressão dramática em vários contextos desde o ano de 2000 (Câmara M. Sta. Mª da Feira, Associazione Historia-Roma, Universidade de Génova, Lugar Presente/Companhia Paulo Ribeiro, Teatro Viriato, APPDA-Viseu, Associação Naco, Fundação Lapa do Lobo, etc.). Orientou a Formação de Expressão Dramática/Teatro do Programa de Educação Estética e Artística da DGE, entre 2010 e 2016 na área de Viseu. Atualmente é docente na área do teatro na Escola Superior de Educação de Viseu, na escola Lugar Presente em Viseu, e no curso de Artes do Espetáculo, da escola profissional Eptoliva em Tábua.
Ilda Teixeira
Actriz, formadora e encenadora iniciou a sua actividade no teatro amador em 1986 na região autónoma da Madeira, onde fez diversas formações relacionadas com o trabalho de actor e posteriormente com a encenação e direcção artística.
Depois de ter integrado o C.I.T.A.C.- Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra e o Encerrado para Obras, ingressou, em 1999, no elenco do Trigo Limpo Teatro Acert onde se encontra até ao momento. É, desde 2015, professora de Interpretação do Curso de Artes do Espectáculo da Escola Profissional Eptoliva
Nos últimos anos tem dirigido o seu trabalho para o teatro físico e a técnica de clown, tendo estudado com Norman Taylor da Escola Lassad da Bélgica (método Lecoq) Guillermo Angelelli (Buenos Aires) Marcelo Savignoni (Buenos Aires) e Eric de Bont (Bonts Internacional Clowns School). Estudou interpretação com Valentin Teplyakov (Faculdade de Interpretação de Moscovo), Marsha Haufrech (Lee Strasberg Institute- N.Yorque), Paulo Filipe Monteiro, Carlos Curto, Rui Pisco e Pompeu José.
A par do seu trabalho de actriz é também professora de Interpretação do curso de Técnico de Artes do Espectáculo da escola profissional- Eptoliva e formadora de cursos livres de interpretação, técnica vocal, técnicas de clown, contadores de estórias e escrita criativa, tendo desenvolvido esta actividade em Portugal, Argentina, Moçambique e Cabo Verde.
Paralelamente tem encenado alguns espectáculos com textos de autores como Miguel Torga, Fernando Pessoa, Bernardo Santareno, José Régio, Alexandre O’Neill, Lobo Antunes, Garcia Lorca, Roma Mahieu e George Orwell e Horace Maccoy, Shakespeare e A. Tchekov.Sónia Barbosa
Atriz, encenadora e docente, licenciada em Estudos Teatrais/Interpretação na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, em 1999. Actualmente desenvolve Doutoramento em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o "Projecto Karamázov". É artista associada do Teatro Viriato desde 2011.
Como atriz trabalha em Portugal e em Itália (onde viveu entre 2002 e 2009) sob a direção de Pierre Voltz, Nuno Cardoso, Andrej Sadowsky, Saguenail, Graeme Pulleyn, Rafaela Santos, Joana Craveiro, Marta Pazos, Fortunato Cerlino, Francesco Saponaro, Luciano Melchionna, Emanuela Guaiana, Cristina Pezzoli, Madalena Victorino, Giacomo Scalisi, Rogério de Carvalho, Nuno Nunes, entre outros, em inúmeros projectos teatrais em diversos teatros portugueses e internacionais.
É responsável pelas encenações de Estilhaços a partir de A. Tchekhov (Projeto OFF - 2009), Os malandros a partir de Bertolt Brecht (Projeto OFF - 2011), Um Sonho a partir de W. Shakespeare (Projeto OFF - 2013), Crime e Salvação a partir de Marguerite Yourcenar, (Naco – 2009), Pinóquio a partir de Carlo Collodi, (Companhia Paulo Ribeiro/Teatro Viriato – 2010), Eira a partir de Ana de Castro Osório e Vergílio Ferreira (Naco – 2011), ÁrvoreSer a partir de Ítalo Calvino (Teatro Viriato – 2012), Babel de Letizia Russo (Propositário Azul – 2013), Dentro a partir de A. Tchekhov (Jardins Efémeros - 2014), Ivan ou a Dúvida, a partir de F. Dostoiévski (Ritual de Domingo/Teatro Viriato), entre outros.
Orienta laboratórios e aulas de teatro e expressão dramática em vários contextos desde o ano de 2000 (Câmara M. Sta. Mª da Feira, Associazione Historia-Roma, Universidade de Génova, Lugar Presente/Companhia Paulo Ribeiro, Teatro Viriato, APPDA-Viseu, Associação Naco, Fundação Lapa do Lobo, etc.). Orientou a Formação de Expressão Dramática/Teatro do Programa de Educação Estética e Artística da DGE, entre 2010 e 2016 na área de Viseu. Atualmente é docente na área do teatro na Escola Superior de Educação de Viseu, na escola Lugar Presente em Viseu, e no curso de Artes do Espetáculo, da escola profissional Eptoliva em Tábua.
Sofia Moura
Atriz portuguesa nascida em 1991. Desde cedo que esteve intensamente envolvida no teatro, dança, performance musical e canto. Estudou Teatro (Interpretação) na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (2009-2012), tirou o mestrado em Teatro Música na Royal Central School of Speech and Drama em Londres (2013) e tem a Pós-Graduação em Dança Contemporânea do Politécnico do Porto.
Como atriz esteve recentemente envolvida num projeto com a comunidade em Canas de Senhorim intitulado Mina da Companhia Amarelo Silvestre bem como na peça de teatro Noite nas Comédias do Minho. Responsável pela criação e interpretação da peça Missão B.612, a partir do Principezinho de Exupéry, encenada por Graeme Pulleyn, e também da peça Old Age, Velhos Tempos. Em Inglaterra onde residiu durante três anos integrou diversas peças (Henry V, Are You Awake?, Timon of Athens, Chances, Richard II, Comedy of Errors, etc...) e curtas e longas metragens (One Way, Deadly Seeds, Hamlet, Orpheus’ Lament).
Sónia Barbosa
Atriz, encenadora e docente, licenciada em Estudos Teatrais/Interpretação na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, em 1999. Actualmente desenvolve Doutoramento em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o "Projecto Karamázov". É artista associada do Teatro Viriato desde 2011.
Como atriz trabalha em Portugal e em Itália (onde viveu entre 2002 e 2009) sob a direção de Pierre Voltz, Nuno Cardoso, Andrej Sadowsky, Saguenail, Graeme Pulleyn, Rafaela Santos, Joana Craveiro, Marta Pazos, Fortunato Cerlino, Francesco Saponaro, Luciano Melchionna, Emanuela Guaiana, Cristina Pezzoli, Madalena Victorino, Giacomo Scalisi, Rogério de Carvalho, Nuno Nunes, entre outros, em inúmeros projectos teatrais em diversos teatros portugueses e internacionais.
É responsável pelas encenações de Estilhaços a partir de A. Tchekhov (Projeto OFF - 2009), Os malandros a partir de Bertolt Brecht (Projeto OFF - 2011), Um Sonho a partir de W. Shakespeare (Projeto OFF - 2013), Crime e Salvação a partir de Marguerite Yourcenar, (Naco – 2009), Pinóquio a partir de Carlo Collodi, (Companhia Paulo Ribeiro/Teatro Viriato – 2010), Eira a partir de Ana de Castro Osório e Vergílio Ferreira (Naco – 2011), ÁrvoreSer a partir de Ítalo Calvino (Teatro Viriato – 2012), Babel de Letizia Russo (Propositário Azul – 2013), Dentro a partir de A. Tchekhov (Jardins Efémeros - 2014), Ivan ou a Dúvida, a partir de F. Dostoiévski (Ritual de Domingo/Teatro Viriato), entre outros.
Orienta laboratórios e aulas de teatro e expressão dramática em vários contextos desde o ano de 2000 (Câmara M. Sta. Mª da Feira, Associazione Historia-Roma, Universidade de Génova, Lugar Presente/Companhia Paulo Ribeiro, Teatro Viriato, APPDA-Viseu, Associação Naco, Fundação Lapa do Lobo, etc.). Orientou a Formação de Expressão Dramática/Teatro do Programa de Educação Estética e Artística da DGE, entre 2010 e 2016 na área de Viseu. Atualmente é docente na área do teatro na Escola Superior de Educação de Viseu, na escola Lugar Presente em Viseu, e no curso de Artes do Espetáculo, da escola profissional Eptoliva em Tábua.